dominoes pieces with vf-os icons
banner mobile
Virtual Factory Open Operating-System

O projeto de investigação europeu vf-OS teve início em outubro de 2016 e foi concluído em outubro de 2019. Este, à semelhança do C2NET está, também, inserido no programa da Comissão Europeia “Factories of the future” e pretende, tal como o próprio nome indica, fazer com que as fábricas se modernizem e com isso se tornem mais atuais.

Neste projeto, que conta com o apoio de 14 parceiros de países distintos, tenciona-se criar uma plataforma (eventualmente cloud) cujo propósito é virtualizar as fábricas. Para isso é necessário, em primeiro lugar, fazer a ingestão dos próprios processos da fábrica, dos recursos que a mesma tem, eventualmente dos planos de fabrico, mas, sobretudo, de todos os processos que estão inerentes à fabricação em si.

factory arrow cloud
cloud arrow screen
Com base nestes processos e nestes recursos é exequível através desta plataforma ter acesso, por exemplo, a sensores, a métricas e a dados de todo o processo de fabricação. Desta forma, o objetivo deste projeto passa, para já, pela criação de um ambiente de desenvolvimento de aplicações que se revelem úteis para as fábricas.

Assim, o projeto vf-OS pretende desenvolver um Sistema Operacional Aberto para Fábricas Virtuais (vf-OS), composto por um Virtual Factory System Kernel (vf-SK), uma Virtual Factory Application Programming Interface (vf-API) e um Virtual Factory Middleware (vf-MW). No âmbito deste projeto, a Caixa Mágica é responsável por desenvolver a componente mais fulcral do mesmo que consiste na criação de um SDK (Software Development Kit), cujo propósito é deter as funcionalidades para que seja viável desenvolver as tais aplicações.

Além disso a CMS também desenvolveu um ambiente gráfico de desenvolvimento, “Studio”, que consiste numa interface gráfica para construção de aplicações (IDE) alinhada com o estado da arte, e que inclui, por exemplo, mecanismos de escrita de código, desenvolvimento de interfaces gráficas e processos usando drag & drop, debugging e integração gráfica com outros componentes desenvolvidos no projeto.

Ainda neste projeto, a CMS é responsável pelo desenvolvimento de uma aplicação de suporte à comunidade. Esta aplicação disponibiliza todo o código que for desenvolvido, e ainda tutorias, documentação, vídeos, exemplos, e outros elementos para que seja possível ajudar a comunidade a trabalhar com aquelas aplicações.

Java icon JavaScript icon Node.js icon Angular icon
Ice logo Uninova logo Ikerlan logo Knowledgebiz logo Almende logo
Universitat Politecnica de Valencia logo Universite Lumiere Lyon logo Caixa Mágica Software logo Ascora logo
Tardy logo uninova logo Applications Plastiques du Rhône logo Consulgal logo

Colaboradores da CMS envolvidos neste projeto:

Carlos Coutinho, Miguel Tavares, Vítor Viana, Abel Tenera,
Nikolai Glazkov e Patrícia Silva.