edp-banner
banner mobile
Plataforma de Auxílio Único à Logística de Agendamento

A EDP Comercial é a empresa dentro do grupo EDP responsável pelas ofertas de produtos e serviços aos clientes finais, particulares e empresariais. Para além dos serviços tradicionais de fornecimento de eletricidade a empresa dispõe de produtos no âmbito da geração de energias renováveis.

Com uma gama de painéis solares fotovoltaicos, para produção doméstica de energia, a EDP Comercial posiciona-se como promotora de formas sustentáveis de produção energética de pequena escala. A empresa assegura também a instalação e manutenção dos sistemas que comercializa dispondo de equipas dedicadas a estas atividades

Desafio

A disseminação generalizada de soluções de geração energética depende totalmente de um modelo de retorno do investimento positivo, num período de anos que não seja demasiado elevado. Para estes cálculos não é suficiente ponderar os custos de aquisição. Os custos de instalação e manutenção são um fator muito importante na avaliação a longo prazo da rentabilidade económica deste tipo de sistema, sendo que os clientes finais por vezes adiam a decisão de investimento devido à insegurança que custos adicionais difíceis de prever aportam.

EDP Comercial disponibiliza uma oferta que inclui instalação e serviços de manutenção eliminando assim este fator. Surge agora a necessidade de tornar a gestão das equipas o mais eficiente possível garantindo que os tempos gastos na instalação e outros serviços são os menores possíveis e que as deslocações são otimizadas escolhendo-se sempre os percursos mais eficientes.

Solução

Seguindo as especificações da EDP Comercial, a Caixa Mágica desenvolveu uma plataforma que permite fazer as gestão completa das equipas nos terrenos e respetivos agendamentos. Estes são feitos de acordo com um algoritmo avançado que avalia qual a equipa e qual o dia ideal, dentro de um intervalo, otimizando deslocações.

Utilizando API’s da Google de posicionamento geográfico e cálculo de tempos de percurso, a plataforma permite uma gestão automatizada e com eficiência máxima de todos as equipas no terreno.

interface edp 1
interface edp 2

O sistema dispõe de um frontend web onde os dados do cliente final são inseridos e inicialmente organizados. Os pedidos são de seguida processados por bots que realizam todos os cálculos de acordo com as regras definidas no input da folha de cálculo, produzindo relatórios que podem ser emitidos em formato pdf e enviados ao cliente final para apreciação. A lógica do sistema e a capacidade do mesmo obrigam à aplicação de regras de arquitetura de software que assegurassem a robustez, escalabilidade e flexibilidade da solução.

Adicionalmente a plataforma PAULA permite a geração de relatórios e todo o tipo de informação de controlo das atividades cobrindo todas as necessidades da gestão de equipas.

Resultados

A plataforma é utilizada para gerir todos os agendamentos e intervenções das equipas no terreno. O aumento de eficiência é reconhecido como um dos principais fatores do sucesso da plataforma.

Para os técnicos a existência de um adequado planeamento diário torna a sua tarefa mais linear e focada na qualidade do trabalho em si e não em aspetos logísticos e de definição das atividades diárias.