
A Faurecia Aptoide Automotive é uma joint venture criada pela Faurecia Automotive, um dos maiores fornecedores mundiais de sistemas e equipamentos para fabricantes automóveis, e pela Aptoide, que detêm um dos maiores marketplaces de aplicações móveis para Android a nível global. Esta parceria tem como objetivo o desenvolvimento e comercialização de soluções avançadas de distribuição de apps android para plataformas automóveis.
A proliferação de ecrãs e interface de toque dos mais variados tipos dentro dos automóveis, ao que se adiciona um número cada vez maior de sistemas eletrónicos de controlo, monitorização e entretenimento, criam a necessidade de uma plataforma robusta e segura que permita a distribuição e atualização do software que suporta todas estas novas funcionalidades. Novas oportunidades de aplicações que interagem com serviços externos, de pagamento, encomenda de produtos, navegação e promocionais, são agora possíveis.
Desafio
Após criação da joint venture Faurecia Aptoide Automotive, surgiu a necessidade de fazer a customização da plataforma base da Aptoide para requisitos específicos de projetos já contratualizados. Adicionalmente havia o requisito de fazer uma rápida migração de serviços de distribuição de apps já existentes para o novo conceito de App Marketplace.
Para além do desenvolvimento de software, a Caixa Mágica disponibilizou serviços de Design e Branding, criando a imagem corporativa, logo da nova empresa e todas as componentes gráficas dos interfaces de utilizador das plataformas desenvolvidas.
Estas tarefas de elevada complexidade e com prazos estritos implicavam a identificação e alocação de uma equipa de programadores seniores multidisciplinares. Experiência em desenvolvimento mobile para Android, PHP, NodeJS e Serviços Cloud, entre outras tecnologias e linguagens de programação, era uma exigência.

Solução
Branding
A decisão primária no desenvolvimento do branding da Faurecia Aptoide Automotive contemplou a essência de ambas as empresas, utilizando-se uma palete que gira à volta dos seus tons originais: o amarelo, o rosa e o azul. O logotipo proveio da ideia de automóvel (lembrando uma roda ou pneu) e da própria ideia de ligação ou conexão.


A plataforma
A Caixa Mágica criou uma equipa com as competências necessárias, tendo planeado, gerido e concretizado todos os desenvolvimentos e customizações necessários. A primeira fase do projeto foi totalmento fruto do trabalho da Caixa Mágica.
A plataforma desenvolvida pela Caixa Mágica para a Faurecia Aptoide englobou diversos componentes e respetiva integração. Os principais blocos da solução foram a Aplicação móvel Android para utilização nas viaturas, um backend derivado da plataforma Aptoide e todos os portais de gestão, aprovisionamento e gestão da plataforma.
Aplicando metodologias Scrum-Agile numa arquitetura de multisserviços foi criada uma plataforma dedicada ao projeto FAA, assegurando total cumprimento do compromissos da empresa perante os seus recentes clientes. Gradualmente, a equipa da Caixa Mágica integrou-se na estrutura entretanto criada pela FAA, dando sequência, sem perturbações, ao trabalho anteriormente realizado.

Resultados
A plataforma da FAA já serve largas dezenas de milhares de veículos, prevendo-se que ultrapasse o milhão no decorrer de 2020. A flexibilidade e capacidade técnica da Caixa Mágica Software permitiram o cumprimento dos prazos e dos requisitos dos clientes da FAA.
A FAA pôde assim concentrar-se nas questões de produto e comercialização deste, criando a sua própria equipa de desenvolvimento de forma mais gradual e integrando o know-how entretanto criado pela Caixa Mágica.
A Caixa Mágica continua a trabalhar em grande proximidade com a FAA disponibilizando serviços de desenvolvimentos de software.