

O projeto europeu C2NET teve início em janeiro de 2015 e concluído em dezembro de 2017. Este projeto está inserido no programa da Comissão Europeia denominado “Factories of the future” e detém como grande propósito a criação de uma plataforma cloud para dar suporte às PMEs e à sua cadeia de fornecimento, para colaboração, interoperabilidade, gestão e otimização dos planos de logística associada a processos de manufatura.
Em torno de uma fábrica exitem três grandes perfis

Fornecedores
Fornecem matérias primas à fábrica

Parceiros e Indústrias de Transformação
Colaboram com a fábrica nos aspetos de produção, de fabrico e na transformação de algumas matérias-primas noutras

Clientes
Distribuidores dos produtos da fábrica
Desta forma, o objetivo deste projeto passa pela criação de uma plataforma cloud, ou seja, uma plataforma única em que tanto os fornecedores como os parceiros e os clientes se interligam.

A intenção é juntar os diversos planos de fabrico que existem de maneira a atingir determinados objetivos, como por exemplo, maximizar a produção ou minimizar os prazos de entrega. Por último, tem-se em conta a parte colaborativa sendo que aqui ocorre a interação entre todos (plataformas, ferramentas de colaboração, ferramentas de interação, comunicação, etc.).

Este projeto conta com o apoio de diversos parceiros, entre eles destacam-se algumas PMEs, Universidades e Pilotos (isto é, fábricas que se predispuseram a ajudar a colocar o C2NET nos seus processos). Existem quatro pilotos: em Espanha, na área automóvel, com a Faurecia e Plastic Omnium; em França, na área de distribuição farmacêutica e cosmética, com a Pierre Fabre; em Portugal, na área metalomecânica, com a Tecminho, Flexefelina e António Abreu; e na Finlândia, piloto na área de maquinaria, com a Fluidhouse.
A Caixa Mágica é um dos parceiros deste projeto, responsável pela criação da plataforma, tanto na parte de ingestão como também no módulo mais critico que assenta na integração e validação da plataforma.
Neste projeto foram utilizadas tecnologias cloud (OpenPaas e PaaS4eslap) e a nível de programação utilizou-se Java, JavaScript e CoffeeScript.
Colaboradores da CMS envolvidos:
Carlos Coutinho, Luís Lopes e Patrícia Silva.