wallid

Criada em 2018 e incubada na Caixa Mágica Software, a startup portuguesa WalliD desenvolveu uma solução de autenticação e identificação online baseada em tecnologia blockchain.

Através da ferramenta da WalliD, um utilizador pode guardar os documentos de identificação numa carteira (wallet) digital baseada em blockchain Ethereum - uma tecnologia descentralizada de registos imutáveis. Esta informação pode ser mais tarde utilizada para fazer a validação da entidade da pessoa em serviços de empresas e organizações que adotem o sistema da WalliD.

Segundo a startup portuguesa, “a visão da WalliD passa por trazer as credenciais do mundo físico para o mundo online, com vista a solucionar questões como violações de dados massivos e fraudes de identidade. A solução conjuga as vantagens da tecnologia blockchain, como a imutabilidade e transparência, com a garantia criptográfica dos certificados digitais gerados por autoridades credenciadas”.

No ano 2019, a WalliD assegurou um financiamento por parte da Armilar Venture Partners e contou, ainda, com a participação da Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM), entidade responsável pela emissão do Cartão de Cidadão. Através deste financiamento, prevê-se abrir o protocolo a mais programadores e exercer as suas
ambições na expansão internacional do negócio.